top of page

P90


P90


Desenvolvido nos anos 40, o captador P90 trata-se de um captador single-coil com ímãs em alnico, que a partir de 1946 tornou-se o captador standard para as guitarras Gibson, um belo “status” para um captador, mas que não durou muito, pois já na década de 50 a Gibson desenvolveu um novo pickup.


Com maior ganho e sem ruídos graças ao então inédito sistema double-coil, esse captador de nome Humbucker, tornou-se então o novo modelo padrão para as guitarras Gibson da época, rebaixando o P90 a modelos de menor custo, uma bela humilhação para quem já foi o “principal”, não é?


Porém, como sabemos, essa não foi a morte do P90, redescoberto anos mais tarde por bandas punk graças a suas características sonoras únicas, o pickup se tornou referência de som e visual e nunca esteve tão em alta. Hoje em dia, existe uma grande variedade de formatos e sonoridade, para diversas aplicações.


Aqui na Malagoli por exemplo, oferecemos desde versões vintage em alnico 2 , 3 ou 5 (em barra ou em polos o que “abre” mais o som) e resistência na faixa de 7 a 9K, até versões mais “quentes” com ímãs cerâmicos e alta resistência, incluindo aí o modelo “EL Matador” um P90 high gain e parafusos allen ao invés do parafuso fenda padrão.


O P90 single mais usado é o modelo Soap Bar, mas existe ainda uma outra versão, com as mesmas características construtivas e sonoras, porém com uma base e capa diferentes, com os parafusos de fixação nas laterais (não centrais como no Soap Bar), chamado de P90 “Dog Ear” por causa do formato da capa (que lembra orelhas de cachorro) e é usado em alguns modelos de guitarras Gibson, geralmente semi-acústicas.


Para aqueles cuja principal característica do P90, o ruído, é um problema, oferecemos praticamente qualquer modelo humbucker de nossa linha no formato P90, permitindo a instalação de um captador duplo e sem ruídos em uma cavidade P90, sem modificações.


Se a instalação de um humbucker em uma guitarra originalmente construída para P90s é possível, o contrário também é verdade. Sabendo que muitas pessoas gostariam


do som do P90 em suas guitarras originalmente construídas para humbuckers, desenvolvemos o P90 tamanho humbucker, que nada mais é do que um legítimo captador P90 dentro de uma carcaça de humbucker. E para provar definitivamente que o P90 não guardou mágoas da década de 50 e que ele e o humbucker podem conviver juntos, criamos até um modelo “híbrido”, um captador duplo, tamanho humbucker, onde uma das bobinas é…sim, um P90! Dessa forma você consegue ambas as sonoridades. Lógico que, como é sabido pelos consumidores da Malagoli, caso nenhum dos modelos que oferecemos em nossa linha lhe atender 100%, podemos customiza-lo especialmente para a sua necessidade.


No mercado há ainda os P90 stacks, com duas bobinas sobrepostas, sem ruídos e um som mais próximo de um humbucker.


Bom, nessa altura do texto você pode estar se perguntando “ok, mas o que faz do P90 um captador tão especial?”


O maior motivo é claro que é o som, sendo um captador single instalado com potenciômetros de 500K, padrões da Gibson, ele soa mais brilhante e cristalino do que um humbucker, porém diferente de um captador single-coil Fender, mais magro e estalado. É como se o P90 se situasse entre os dois mundos, Humbuckers e Singles. Isso se deve à construção única, com somente uma bobina, porém mais larga e baixa do que a de um single-coil padrão Fender, usado nas stratos da marca. Já os ímãs, embora as versões anos 50 já usassem alnico 5, eram 2 ímãs em barras situados abaixo dos parafusos Fenda aparentes, construção mais parecida com a de um humbucker, diferente dos polos em alnico 5 dos singles Fender. Assim, o P90 proporciona um timbre com uma parte do “Twang” dos singles das stratos, mas com mais médios.


Mas se o timbre é diferenciado, o visual também não fica atrás. O P90 é visto nos mais variados modelos de guitarras, como semi-acústica, Les Paul, telecaster e modelos Offset, sempre fácil de reconhecer e com um estilo mais Vintage e diferentão, geralmente associados a estilos musicais idem, o P90 com certeza é um dos captadores mais descolados e queridos. God Save de P90!

Posts em Destaque
Search By Tags
Archive
Recent Posts
bottom of page