Histórias da Família...

Ado Malagoli e Ruth Medeiros Cardoso Malagoli

Ado Malagoli nasceu em Araraquara estado de São Paulo no dia 28/04/1906. Filho de Quinto Malagoli e Luiza DallaDea ficou orfão de pai aos 7 anos. Migrou com a mãe e irmãos para São Paulo, Capital, em 1913.
Aos 9 anos começou a trabalhar em uma serralheria. Nesta serralheria o pequeno Ado começou a esboçar as suas primeiras obras com giz em pedaços de chapa de ferro. O proprietário da serralheria então, chamou a mãe do garoto e lhe perguntou se ela tinha conhecimento do talento do filho e que ele achava por bem que ela deveria colocá-lo em uma escola para que ele pudesse desenvolver todo o seu potencial artístico.
A mãe, por sua vez, respondeu que havia ficado viúva e que não tinha condições financeiras, pois atravessava uma fase difícil, não tendo condições naquele momento de colocá-lo em uma escola.
O proprietário então, pediu-lhe que pensasse bem sobre o assunto pois com todo aquele talento o menino poderia ser a salvação da família. Aquelas palavras foram ditas como que uma profecia e viria futuramente a se cumprir.
Ado Malagoli estudou nos EUA cursando a Universidade de New York depois fez especialização em Belas Artes na Universidade de Columbia.
Casou-se com Ruth Medeiros natural do Rio de Janeiro e criaram uma única filha.
Ado Malagoli foi considerado pela crítica Paulista e Carioca como o maior pintor Brasileiro vivo nas décadas de 1960 e 70. Foi professor da Universidade do Rio Grande do Sul.Um dos seus quadros mais famosos intitula-se "Porque"e está no Museu Nacional de Belas Artes. Teve também uma fase muito interessante denominada "Casarios e Ruinas ".
Ado Malagoli faleceu em 04/03/1994 sem nunca mais ter voltado à sua terra natal, Araraquara.
Este breve relato me foi descrito por Ruth Medeiros Malagoli em 15/08/2000.