Histórias da Família...

Luigi Malagoli e Artemisia Dall´Acqua

Luigi Giuseppi Maria Malagoli nasceu em Comune, província de Modena em 18/07/1874. Filho de Giovanni Malagoli nascido em San Próspero, província de Modena e Clotilde Serra Zanetti nascida em Cadecoppi di Camposanto. Imigrou com a mãe e irmãos para o Brasil aqui chegando em 21/11/1888. A vida difícil num país estranho fez com que Luigi trabalhasse duro com muita determinação e perseverança para manter a família junta e forte a fim de enfrentar toda a sorte de situações.
Luigi Malagoli constituiu família na região de Assis estado de São Paulo e Tarumã. Casou-se com a Artemisia Dall'Acqua e teve 9 filhos: Elma, Vesuvio, Ilo, Lidia, Ena, Ena, Enio, Iris e Dimer. A primeira filha Ena faleceu e o próximo filho sendo menina recebeu o mesmo nome. Luigi teve como profissão administração de fazendas, porém foi pedreiro, marceneiro, carpinteiro, fazia de tudo um pouco. Foi sempre muito atirado ao trabalho porém nunca estudou. Por seu espírito empreendedor foi fundador da cidade de Tarumã onde com a ajuda do filho Vesuvio iniciou as primeiras construções da cidade. Pelo seu trabalho e dedicação na criação deste novo município em 21/09/1996 foi homenageado pelo prefeito de Tarumã e seu nome foi dado à uma clinica odontológica.
Atualmente uma única filha do casal está viva Iris Malagoli nascida em São Lourenço do Turvo em  28/08/1916 e vive em Assis, estado de São Paulo. Iris Malagoli é uma pessoa simples, muito religiosa, não se casou e teve na vida um grande sonho que era ser freira, porém, o destino assim não quis. Iris cuidou de sua mãe até os 96 anos de idade. Hoje vive sozinha e tem o auxilio de sobrinhos. Sua profissão foi a de costureira e sempre gostou de lugares tranqüilos. Sempre muito dedicada à família orgulha-se em dizer que apesar de sua família ter sido simples e pobre jamais presenciou uma desavença entre seus familiares.
Luigi Malagoli faleceu com 75 anos de idade no dia 12/06/1950 na cidade de Votuporanga, estado de São Paulo.