1 - Os captadores feitos para ponte, braço e meio são iguais?

Atualmente as especificações para ponte, meio e braço são diferentes. Os modelos para ponte possuem mais ganho na saída para compensar a diminuição do volume, devido a proximidade do captador em relação a ponte do instrumento. Ou seja, é uma região de pouca movimentação da corda.

Algumas empresas costumam enrolar os captadores da ponte com velocidade maior, visando compensar a redução da movimentação das cordas, equilibrando o ganho de saída entre os captadores do instrumento.

Do ponto de vista estrutural, tanto o tamanho, como o espaçamento dos pólos dos captadores (ponte e braço), são diferentes em alguns modelos.

Isso vale principalmente para casos de captadores humbuckers, alguns modelos de captadores do tipo soapbar e captadores de contrabaixo.

No caso de captadores single-coils, o captador do meio deverá ter o ímã com a polaridade invertida em relação ao captador da ponte e do meio. E a fase do enrolamento também reversa. (RWRP- Reverse Wound- Reverse Polarity). Isso surgiu no final do ano de 1976, quando a Fender introduziu a chave de 5 posições nas guitarras Stratocaster.

 

2 - Posso utilizar um captador de ponte no braço e vice-versa?

Alguns modelos de captadores possuem versões específicas para ponte e braço com características tonais distintas. Não existe uma regra rígida e autoritária neste sentido, mas os fabricantes orientam o usuário a respeitar as versões corretas para ponte e braço. Caso contrário, os fabricantes não garantem que as características tonais do captador sejam produzidas. Em determinados casos, o ganho de saída também poderá ficar desequilibrado.

No caso de guitarras dotadas de sistema de tremolo do tipo Floyd Rose e algumas do tipo syncronized, instalar uma versão de captador para braço na ponte, acarreta em problemas de espaçamento das cordas.

Alguns fabricantes produzem versões de captadores específicos para sistemas de tremolo, com dimensões um pouco maiores que o padrão convencional.

Os humbuckers da Sound apresentam espaçamento otimizado para pontes fixas e ponte de tremolo do tipo Floyd Rose.

Existem captadores específicos feitos apenas para uma determinada posição. Ou seja, o pickup é específico e modelo único destinado para a posição que o fabricante sugeriu.

Na Sound o Humbucker Evil Distortion HB ED é fornecido apenas para a posição da ponte.

No caso de guitarras Fender Stratocaster (pré-1976), ou de guitarras de baixo custo com três singles iguais, apenas o comprimento dos condutores poderá fazer a diferença.

 

3 - Qual a distância mais adequada das cordas em relação aos pólos dos captadores?

Uma referência básica que determina a distância média dos pólos do captador da ponte em relação às cordas é de 1,5 a 3 milímetros. Os demais captadores deverão ser ajustados para proporcionar bom balanço e equilíbrio quando for comparado com o pickup da ponte. Caso o captador fique muito próximo das cordas (em torno de 1 mm ou menos), o timbre será claro (brilhoso) porém turvo (embolado nas freqüências baixas – do captador do braço).

Se o captador estiver afastado das cordas (+4 mm), o timbre será magro e com perda de ganho. Alguns músicos utilizam ajustes diferenciados em alto volume (performance ao vivo), aumentando a distância (pólos/cordas) para minimizar o feedback ou evitar o som embolado.

Outros fatores poderão ser levados em consideração em relação a distância entre pólos e cordas: raio de curvatura da escala do instrumento e características de construção do próprio captador.

 

4 - Posso ajustar os pólos de um captador?

Depende do modelo e da construção do captador. No que diz respeito aos single-coils, se os pólos forem de Alnico (estagiados ou não), recomendamos que o usuário não faça nenhum ajuste. Muitas vezes, as bobinas são enroladas sobre os pinos, ou sobre uma leve camada de proteção sobre os pólos. Forçar um ajuste, danifica a bobina.

No caso do singles cerâmicos, os pólos em formato de pinos não poderão ser ajustados. Se os pólos forem de parafuso do tipo allen, o ajuste é possível.

No caso dos humbuckers, somente os pólos do tipo fenda e allen permitem regulagens. Os pólos com pinos não deverão ser ajustados.

 

5 - Porque existem pólos estagiados em captadores single-coils?

Os pólos estagiados eram característica dos primórdios nos captadores das guitarras Fender Stratocaster. Existem diferenças no padrão da altura dos pólos nas guitarras dos anos 50 em relação aos anos 60. Já nos modelos Telecaster, os pólos estagiados só surgiram no final dos anos 50. A Fender produziu captadores para Stratocaster com pólos de alturas iguais em 1977. Já nos modelos Telecaster, os pólos de alturas iguais eram característica nos primórdios.

A Malagoli produz captadores com a marca Sound de Alnico com pólos estagiados, mas atende pedidos de captadores com pólos de alnico de altura similares.

 

6 - Qual o padrão de cores dos condutores adotado pela Malagoli, nos captadores Sound?

Nos captadores single-coils, a Sound adotou o fio preto como terra (ground, negativo) e fio branco como “hot” ou positivo. No caso dos captadores para stratocaster ou qualquer instrumento que utilize três captadores singles, inverta a ligação do captador do meio (considere o preto positivo e fio branco como negativo). Para que a fase do enrolamento fique reversa, uma vez que o ímã desse referido captador é fornecido também com a polaridade reversa.

Alguns modelos de captadores Sound antigos apresentam condutor misto que consiste: malha (terra) e condutor central (positivo).

Nos captadores humbuckers, o usuário visualiza 4 condutores e a malha.

- fio vermelho: referente ao positivo ou “hot”.

- fio preto: forma par com o fio vermelho.

- fio branco: forma par com fio verde.

- fio verde: referente ao negativo, terra ou neutro.

malha: terra conectada a carcaça da base do captador (berço)

Humbuckers da Sound com condutor de malha blindada ou malha trançada: malha: terra e condutor interno: positivo.

 

7 - Desmontei minha guitarra e não sei quais são os captadores certos para as posições do instrumento.

Antes de desmontar ou manipular a parte elétrica é aconselhável desenhar um esquema geral. No caso dos captadores singles-coils similares, o captador do meio poderá ser identificado pelas propriedades de polarização magnética: Escolha um captador e aproxime os pólos do referido em relação a outro captador do mesmo jogo. E depois com o outro captador restante.

O captador do meio tem a polaridade reversa em relação aos pickups da ponte e braço, e deverá ser atraído por ambos. Já os captadores da ponte e braço se repelirão mutuamente.

Determinando o pickup do meio e restando dois captadores, o pickup do braço provavelmente deverá apresentar condutor mais longo (porque está mais afastado da parte elétrica). E geralmente o captador da ponte apresenta mais ganho que os demais captadores. Ou seja, basta fazer uma medição com auxílio de um multímetro para saber. Caso sejam três captadores rigorosamente iguais (em termos de polaridade e ganho). Utilize o critério do comprimento dos condutores.

No caso de humbuckers, utilize o critério do multímetro e verifique o comprimento dos condutores. Ou verifique o espaçamento dos pólos. O espaçamento do captador do braço é geralmente mais estreito.

 

8 - O que é polaridade de um imã de captador e como são determinadas as polaridades dos imãs dos pickups Sound?

De maneira simples e concisa, podemos definir a polaridade como a discriminação da orientação norte e da orientação sul do magneto.

Nos imãs de alnico cilíndricos, as polaridades (norte ou sul) estão definidas nas extremidades. Nos ímãs retangulares, as polaridades estão localizadas nas laterais.

Nos captadores cilindricos de alnico, a Sound utiliza padrão norte para o topo, nas posições da ponte e braço. O captador destinado para a posição do meio (para guitarra do tipo strato), a polaridade do topo é sul.

Nos humbuckers, a polaridade sul está localizada nas bobinas das extremidades (bobina mais próxima da ponte e bobina mais próxima do braço).

Já as barras magnéticas cerâmicas utilizadas pela Sound, apresentam uma das laterais com demarcação de acabamento azul. Que representa a lateral com polaridade sul.

 

9 - Instalei captadores novos na minha guitarra e eles não estão funcionando. O que pode ter acontecido?

Uma checagem inicial dos captadores antes da instalação é primordial. Basta conectar um multímetro nos condutores dos captadores. Nos singles conecte dois condutores aos dois terminais do multímetro (ajuste-o na escala de ohms, em torno 20 Kohms). No caso dos humbuckers da Sound, faça uma emenda simples nos condutores de cores preto e branco e faça a medição com os condutores vermelho e verde. No caso de outras marcas, procure saber quais as cores de referência.

Caso os captadores estejam intactos, verifique inicialmente o jack de saída e a chave de seleção. Potenciômetros também podem apresentar problemas, principalmente se forem componentes de baixo custo. A soldagem fria e utilização de fiação de má qualidade devem ser evitadas.

Cuidado ao manipular captadores singles com capas removíveis. Neste caso, a bobina estará exposta e mais suscetível a danos irreversíveis.

A Malagoli recomenda que as adaptações e manutenções sejam feitas por profissional especializado.

 

10 - Qual a diferença em deixar os captadores fixados por molduras ou parafusados diretamente no corpo do instrumento?

A diferença é sutil, mas razoavelmente perceptível para alguns músicos. Principalmente quando os captadores (singles ou humbuckings) estão parafusados diretamente no corpo do instrumento. Nesta disposição ocorre um leve incremento de timbre em relação a freqüências médio-graves (dependendo do material do corpo). No caso dos single-coils fixados por escudo frontal, a diferença caso estivessem parafusados diretamente no corpo é mais evidente. Com escudo soam com brilho e diretamente no corpo soam mais encorpados.

 

11 - Os captadores de minha guitarra estão soltos no escudo, como devo proceder?

Provavelmente, as molas dos captadores estão frouxas ou danificadas. Retire as cordas, remova os parafusos e retire o escudo. Se as molas estiverem danificadas, troque-as. Caso sejam molas pequenas, basta esticá-las cuidadosamente. Se no lugar das molas encontrar uma borracha do tipo cirúrgica (utilizada pela Fender), essa borracha deve estar seca e danificada. Procure por similares em farmácias ou troque por molas de metal.

No caso de humbuckers, o procedimento é o mesmo. Com relação aos parafusos longos que fixam os captadores em escudos e molduras, corte-os no comprimento correto.

 

12 - Posso manipular a barra de magneto fixada na parte inferior do humbucker?

As barras de alnico (humbuckers) e barras cerâmicas (singles e humbuckers) instaladas nos captadores Sound, estão coladas na parte inferior da(s) bobina(s). Recorra ao serviço especializado de assistência técnica para que o profissional faça a manipulação correta. A Malagoli eventualmente produz captadores resinados por completo, que impede a manipulação do(s) imã(s).

 

13 - Quais os cuidados que devo ter com o captador?

Evite quedas e batidas. Os imãs parecem resistentes mas são materiais instáveis a choques. São suscetíveis à mudança de timbres e perda de potência em caso de quedas e batidas. Evite guardar captadores próximos um do outro e próximo de objetos metálicos. Isso pode descarregar os imãs.

Procure sempre manutenção especializada para adaptações e ajustes.

No que diz respeito a limpeza, evite líquidos anti-corrosão ou sprays. Caso os pólos estejam oxidados, utilize uma lixa fina levemente umedecida com óleo de máquina e faça movimentos circulares cuidadosos.

A prolongada utilização de encordoamentos oxidados e enferrujados, acarretará em contaminação nos pólos do captador.  Mantenha o instrumento limpo periodicamente.

O suor do músico também é elemento de contaminação e pode danificar a bobina do captador.

 

14 - Os humbuckers da Sound poderão ser splitados?

Splitar o humbucker ou terminologias como coil splitting, defasagem, defasar bobina, se referem ao recurso técnico que permite um humbucker soar como um captador single, através do cancelamento de uma das bobinas. Os captadores da Sound são fornecidos com quatro condutores e conseqüentemente, habilitados para que uma das bobinas seja desativada através de uma chave do tipo SPST. Que é uma chave simples liga/desliga.

As chaves DPDT também poderão ser utilizadas. As ligações mais comuns: liga/liga, liga/desliga/liga e liga/liga/liga.

Outro recurso comum é a utilização de um componente misto: potenciômetro push/pull e potenciômetro push/push. A peça consiste em um potenciômetro que exercerá função de volume ou tonalidade. Na parte inferior deste potenciômetro está acoplada a chave liga/desliga.

Este componente substitui um dos potenciômetros originais e evita a abertura de cavidade para inserção de chaves adicionais. É ideal para o usuário que quer preservar as características originais do instrumento.

Outra opção: adaptar a função split num potenciômetro, utilizando dois terminais. Este controle é denominado de “loudness”.

No caso dos humbuckers da Sound, os condutores branco e preto são encaminhados para a chave, soldados juntos num terminal e o condutor de qualquer intersecção de terra são soldados em outro terminal.

Qualquer dúvida: veja o esquema no website. Para humbuckers dotados apenas com 2 condutores externos, consulte a assistência técnica.

 

15 - Quais os tipos de potenciômetros que devo utilizar nos captadores?

Em termos de valores, aconselhamos para captadores de uma bobina: potenciômetro de 250 Kohms.

Para captadores de bobina dupla, aconselhamos o valor de 500 Kohms.

Nos captadores ativos, as especificações dos potenciômetros são específicas para cada marca. Os circuitos ativos utilizam potenciômetros destinados para captadores de baixa impedância. Ou seja, os valores dos potenciômetros são baixos.

Com relação ao tipo: os potenciômetros do tipo “A”, também denominados de logarítmicos (Log), a resistência varia inicialmente de maneira lenta, para posteriormente, variar mais rapidamente. Este tipo de potenciômetro é especialmente utilizado em sistemas de áudio devido à curva de sensibilidade logarítmica do ouvido humano. Ou seja, o potenciômetro do tipo “A” ou “Log”, atua “aos saltos”. 

Já os potenciômetros do tipo “B” ou linear (Lin), a variação é diretamente proporcional ao movimento rotatório do eixo que comanda o cursor. O curso de atuação é gradativo.

Nas guitarras é comum utilizar potenciômetro tipo A para volume e tipo B para tonalidade. Alguns contrabaixistas preferem o tipo B para volume e tonalidade. Mas essa escolha depende do gosto do músico. Com relação a valores nos potenciômetros de tonalidade, também depende de gosto pessoal.

 

16 - O que ocorre se utilizar um potenciômetro de 500 Koms num captador single-coil?

A utilização do potenciômetro de 500 Kohms acarreta em incremento perceptível de ganho e timbre mais carregado de estrindência. No modelo Sound Custom 50, a utilização do potenciômetro de 500 kohms poderá eventualmente agradar alguns músicos. Mas no caso dos captadores singles Sound Custom Alnico Blues, a utilização do valor de 500 Kohms é desaconselhada. Por se tratar de um modelo de single coil de ganho alto e timbre muito agudo, o valor em questão (500 Kohms) é inadequado.

 

17 - Posso utilizar um potenciômetro de 250 Kohms num humbucker?

Sim, mas o músico notará uma sutil perda de ganho e um timbre mais velado.

No caso dos humbuckers de alto ganho, o músico poderá optar por um valor intermediário – 300 Kohms, que minimiza o ataque nas freqüências altas sem comprometer em termos de ganho.

 

18 - O que devo observar nos potenciômetros em especial?

Utilize sempre potenciômetros de boa qualidade. Soldas frias devem ser evitadas. Evite o superaquecimento da carcaça do potenciômetro no momento da soldagem.

Para limpeza, utilize álcool isopropílico ou limpador de contatos elétricos a base de nafta. Finalize inserindo uma gota de óleo de máquina ou óleo vegetal para lubrificar a pista interna do potenciômetro.

No caso de reposição de potenciômetros em guitarras com corpo escavado (do tipo Les Paul ou PRS) utilize potenciômetros de eixo longo (long shaft).

Procure um profissional em caso de dúvidas.

 

 

19 - Quais os valores dos capacitores nos potenciômetros de tonalidades?

Os capacitores são componentes eletrônicos que armazenam cargas elétricas em seu interior. No caso do circuito dos instrumentos musicais, a função do capacitor é a filtragem de freqüências.

Sugerimos os seguintes valores:

- para captadores de bobina única (singles): 22 nF ou comercialmente denominados de 22K.

- para captadores de bobina dupla (humbuckers): 47 nF, idem 47K.

Quanto maior o valor, mais abafado o timbre. Caso queira avaliar valores intermediários, a dica é a experimentação – até encontrar o timbre desejado.

Com relação aos tipos de material do capacitor: poliéster, cerâmico, mica, filme, multi-camada e óleo –  a dica é experimentar.

 

20 - Existe algum circuito para melhorar o desempenho dos agudos com o potenciômetro de volume com curso de atuação reduzido?

Sim, nos captadores single coils, basta colocar um capacitor de 2K e um resistor de 220K em paralelo nos terminais da saída e entrada do potenciômetro de volume. Outros valores: capacitor de 1K e resistor de 10K.

Na Internet, é possível encontrar mais opções de esquemas com as seguintes nomenclaturas: volume kit, treble bleed, treble mod, etc.

 

21 - Minha guitarra possui a seguinte configuração de captadores: humbucker/single/single. Qual o tipo de potenciômetro devo utilizar no volume e tonalidade?

Se o guitarrista utiliza bastante o captador da ponte, recomendamos o uso do potenciômetro de 500 Kohms. Os dois singles da guitarra sofrerão um leve incremento de ganho e agudos. Caso o guitarrista utilize bastante a variação dos captadores do instrumento, aconselhamos o valor de 250 Kohms. Quanto a tonalidade, a dica é experimentar os dois valores.

A marca CTS oferece valores intermediários de potenciômetros (300 Kohms) que poderão ser utilizados como opção.

 

22 - O que é ligação em série e ligação em paralelo?

É o tipo de associação que envolve duas bobinas. Num humbucker é o tipo de ligação entre as duas bobinas. Na conexão em série: a saída de uma bobina é conectada na entrada da segunda bobina, sobrando a entrada da primeira bobina (considerada como positivo ou “hot”) e a saída da segunda bobina (considerada como o negativo). Neste caso, somamos o ganho de cada bobina.

Em série, as correntes circulam através de uma bobina e depois em outra.

Na conexão em paralelo, ligamos mutuamente as entradas e ligamos mutuamente as saídas das bobinas. Ou seja, positivo com positivo e negativo com negativo. Neste caso, as correntes circulam pelas duas bobinas ao mesmo tempo. O ganho decresce para metade do valor de uma das bobinas.

Em termos de timbre, a ligação em série é o som potente e normal de um humbucker. Já a ligação em paralelo é magra e um pouco anasalada.

O termo em série e paralelo também se refere para associações de captadores num instrumento separados por uma chave de seleção. Na maioria dos casos, as ligações dos captadores de uma guitarra estão em paralelos na chave seletora.

 

23 - Existem diferenças de ganho e timbres, entre as ligações de humbucker splitado e humbucker ligado em paralelo?

Sim, apesar de soarem similares – as diferenças são consideráveis. Em termos de ganho, o humbucker splitado produz mais ganho que o próprio acionado em paralelo. Exemplo: um captador de 10 Kohms, splitado produz 5 kohms com decréscimo de 3 dBs. Porém, associado em paralelo, o mesmo pickup produz 2,5 Kohms com decréscimo de 6 dBs.

Importante lembrar que o humbucker splitado não bloqueia mais o ruído, já o humbucker em paralelo, apesar das bobinas fora de fase, cancela o ruído.

 

24 - Como posso identificar se os meus captadores estão fora de fase?

Em fase, as correntes passam pelas bobinas no mesmo sentido, já fora de fase passam em sentidos opostos, produzindo um som magro, anasalado e estalado.

A melhor maneira para identificar é pela característica de som.

Dois humbuckers associados por uma chave de fase produzem o som normal e potente. Dois humbuckers conectados por uma chave fora de fase emitem timbres magros e nasais. Isso ocorre pelo cancelamento das freqüências médias e baixas dos captadores fora de fase. No caso dos humbuckers, as bobinas estão fora de fase e com as polaridades opostas. A própria condição do humbucker implica no som fora de fase de cada bobina, mas a combinação das mesmas bobinas produz o som poderoso (conectado em serie) e com cancelamento de ruídos.

 

25 - Como posso corrigir captadores ligados fora de fase?

Nos humbuckers, basta inverter a ligação entre o positivo e negativo, ou girar o imã em 180 graus. No caso dos single coils cerâmicos, idem. No caso dos singles de imã de alnico, como a interação dos captadores em pares (ponte + meio e meio + braço), que devem estar eletricamente e magneticamente fora de fase, é necessário desmagnetizar e magnetizar novamente o imã do captador do meio.

 

26 - Qual procedimento para retirada dos ímãs para correção de fase?

Nos humbuckers é necessário retirar o captador do instrumento, desenrolar a fita de tecido que envolve as bobinas, remover 4 parafusos na parte inferior da base do captador (berço) e acessar o imã e girá-lo 180 graus. Muitas vezes, o ímã estará colado, dificultando a operação.  Nos captadores single de barra cerâmica, o processo é mais simples. Basta remover o pickup do instrumento e com auxílio de um estilete, retirar o imã e depois girá-lo no sentido correto.

No caso dos captadores singles de alnico, a manipulação é complexa e desaconselhada. Aconselhamos procurar um especialista ou assistência autorizada para fazer a correção.

 

27 - Na configuração humbucker/single/humbucker, qual seriam as possibilidades de configuração possíveis utilizando o recurso “split” para os humbuckers e ocorre cancelamento de ruído?

Inicialmente será necessário introduzir um dispositivo ou chaveamento para splitar os humbuckers. Uma vez que a bobina do captador da posição do meio esteja magneticamente e eletricamente fora de fase, com relação a bobina splitada de ambos os humbuckers –  nas posições 2 e 4 da chave seletora. O timbre estará isento de ruídos.

O ruído só estará presente nas posições 1 e 5 splitados e posição 3, apenas quando selecionado o captador do meio.

Outra opção: deixar os humbuckers splitados nas posições da chave 2 e 4.

Nas posições 1 e 5, os humbucker estão normais e sem ruídos. Nas posições 2 e 4, estarão splitados porém com ruído, assim como a posição 3 isolada.

 

28 - É possível instalar chaves seletoras para acessar diversos tipos de timbres no instrumento?

Sim, inicialmente pesquise os timbres que deseja e depois recorra ao serviço de assistência técnica ou um luthier para escolher o chaveamento ideal em relação aos timbres que pretende obter. Os captadores da Sound estão habilitados para este fim.

 

29 - Posso implementar a quantidade de timbres que o captador oferece?

Sim, basta escolher o dispositivo correto (chaves ou componentes mistos) e re-desenhar o circuito novamente.

É possível obter sons splitados, ajustes de fase e fora de fase, fase reversa e mistura de captadores fora do padrão convencional com chaves de seleção individuais do tipo SPDT.

 

30 - Os humbuckers da minha guitarra soam bem quando selecionados separados, porém quando utilizo a chave e misturo o timbre de ambos, a sonoridade fica magra e anasalada.

Isso é normal porque os referidos humbuckers estão interagindo fora de fase. Você poderá inverter a ligação de um dos captadores para corrigir ou mover a barra retangular magnética do imã em 180 graus.

 

31 - As molduras de humbuckers produzidas pela Malagoli são compatíveis com outras marcas de captadores?

As molduras apresentam medidas similares aos referenciais importados.

As molduras importadas também são compatíveis com os captadores Sound. Os modelos de captadores importados com espaçamento para pontes do tipo Floyd Rose não poderão ser utilizados com molduras da Malagoli. No caso de guitarras com corpo arqueado (Les Paul, PRS), as molduras da Malagoli poderão ser lixadas na parte inferior para obtenção da curvatura em questão. Mas o serviço deverá ser feito por um especialista.

 

32 - Posso misturar captadores Sound com outros de diversas marcas e modelos, num mesmo instrumento?

Sim, desde que os captadores em questão estejam compatíveis em relação aos parâmetros técnicos de ganho e timbre. No que diz respeito a ganho, os captadores deverão estar equilibrados e corretamente ajustados. No quesito timbre, deverá soar condizente com o estilo musical ou atender as necessidades do músico.

 

33 - Posso misturar captadores passivos da Sound com pickup ativos de outra marca, num mesmo instrumento?

Sim, sem problemas. Mas consulte um profissional ou assistência técnica. Os captadores passivos atuam com timbres mais orgânicos e interagem melhor com outros componentes do instrumento. Já os pickups ativos possuem o timbre mais processado e definido eletronicamente. A mistura de ambos é possível, porém quando efetuamos as mudanças de timbre na chave de seleção, os captadores soam desiguais, implicando num ajuste apurado por parte do luthier. Quanto ao potenciômetro master, consulte o especialista para saber qual a melhor solução para seu caso.

 

34 - A Sound possui algum modelo de captador ativo (baixa impedância)?

A maioria dos captadores Sound eletromagnéticos (singles e humbuckers) de produção comercial são passivos (de alta impedância). A empresa tenciona viabilizar projeto de captadores ativos em breve.

 

35 - A Sound produz captadores específicos para guitarra de sete cordas?

O projeto está em andamento. Em breve teremos versões para sete cordas.

 

36 - A Malagoli fabrica captadores de alto ganho?

Sim, a Malagoli produz captadores com a marca Sound de alto ganho destinados para os músicos que necessitam de bastante potência. É o caso dos seguintes modelos: Intruder ponte, Hellbucker HH777 , HB ED, Custom Anico Blues, JB Hot e PB Hot.

Além dos captadores de alto ganho a Sound possui modelos de ganho vintage e moderado, para atender as várias vertentes e estilos musicais.

 

37 - Posso acoplar circuito de pré-amplificação ou circuitos ativos nos captadores da Sound?

Sim, mas nem todo tipo de casamento entre “captador passivo x circuito ativo” é capaz de produzir os timbres desejados. Desaconselhamos a associação deste tipo de circuito com captadores de alto ganho.

 

38 - Existem captadores específicos para músicos canhotos?

Os únicos modelos com diferenças entre destros e canhotos, são os captadores que apresentam pólos estagiados. Consulte a empresa no que diz respeito a estes modelos: Custom 50, Custom Alnico Blues, Prog-Bucker e HB ED.

Já com relação ao restante da linha, são similares para ambos os casos.

 

39 - A Malagoli faz cópias de captadores já existentes?

Não, a Malagoli produz linha de captadores próprios com a marca Sound. Alguns modelos são similares e baseados nos referenciais consagrados com diferente nomenclatura. Consulte a tabela de timbres ou parâmetros técnicos para efetuar a comparação.

Alguns modelos apresentam características visuais sugestivas em relação aos modelos importados. Mas o projeto técnico apresenta modificações que o fabricante julgou oportunas. Já outros modelos e a linha Custom Signature, são desenvolvidos pela empresa em parceria com artistas, técnicos e músicos. Os projetos são exclusivos e cada protótipo é testado a exaustão.

A Malagoli tem profundo respeito para com as marcas importadas e demais fabricantes nacionais.

40-É possível requerer alguma modificação técnica ou visual em relação aos modelos de captadores produzidos pela empresa?

A Malagoli define os parâmetros técnicos e características visuais com muita pesquisa, desenvolvimento e bom senso. Sugestões são sempre bem vindas.

 

41 - Como é produzido o captador de várias posições?

Utilizamos a técnica do coil-tap, que consiste em “puxar” um ou mais fios de dentro da bobina conectados a condutores externos que são encaminhados para uma chave seletora. Cada “ponto de emenda” dos conectores com a bobina são previamente definidos e selecionáveis pelo usuário.

 

42 - Em termos de medidas, os captadores Sound são similares às marcas importadas?

Sim, em termos de dimensões e espaçamento os captadores Sound são intercambiáveis com as marcas importadas. Apenas os modelos de captadores Jazz Bass para contrabaixo apresentam dimensões similares com espaçamento diferentes para ponte e braço. Em breve para este caso, a empresa deve disponibilizar peças com dimensões específicas e distintas.

 

43 - A Malagoli fornece componentes (imãs, carretéis, pólos, fios) avulsos?

A Malagoli não fornece matéria-prima avulsa.

 

44 - A Malagoli faz restauração em captadores de outras marcas?

Sim, mas aconselhamos os usuários a recorrerem ao serviço autorizado das marcas em questão. Caso optem pelo nosso serviço, teremos imenso prazer em atendê-los. Entre em contato com a empresa para que possamos ajudá-lo.

Temos serviço especial para restauração de bobinas danificadas, restauração de magnetos, adaptações técnicas e banho de parafina e cera.

 

45 - Como é feito o monitoramento dos captadores durante a produção e durante os testes?

Todo material estrutural: carretéis, parafusos, calços, condutores, embalagem, são checados. As bobinas são monitoradas por aparelhos de medição. Os captadores finalizados são conferidos individualmente com aparelhos específicos. São feitos testes por amostragem em todas as remessas.

No que diz respeito a testes de protótipos, os músicos e técnicos testam produtos em estúdio, utilizando equipamentos profissionais com auxílio de softwares.

 

46 - Os condutores externos do meu captador estão curtos, posso emendar outro fio para conseguir acessar a parte elétrica?

O ideal é a troca dos condutores porque a emenda dos fios pode ocasionar ruídos e interferências indesejáveis. Caso queira emendá-los, não apenas junte os fios, mas faça uma soldagem cuidadosa e sutil. E envolva a região com uma capa protetora do mesmo material emborrachado dos condutores ou coloque uma fita isolante de boa qualidade.

 

47 - Meu captador single-coil tem ruído, isso é normal?

Sim, os captadores de bobina simples captam também as interferências de radiação magnética, ou seja, produzem ruídos que são considerados normais. Os humbuckers não produzem ruídos porque são duas bobinas ligadas invertidas com bobinas de polaridades diferentes. E a combinação dos formatos de ondas obtidas por cada bobina, cancelam o ruído.

 

48 - A blindagem das cavidades da parte elétrica elimina o ruído?

Não, a blindagem antiestática minimiza, mas não elimina o ruído ou as interferências. Mas o recurso é bastante eficaz e recomendado para utilização de captadores passivos.

Os materiais mais utilizados para blindagem são: folha de cobre, alumínio e tinta condutiva. É necessário conectar a blindagem, um fio proveniente de qualquer intersecção do fio terra.

 

49 - Posso blindar as capinhas de meu captador single-coil na parte interna?

Sim, mas trata-se de uma adaptação meticulosa que deverá ser feita por luthier ou especialista.

 

50 - Tenho dúvidas com relação aos tipos de imãs, matérias da bobina, fios da bobina e processos de fabricação.

Veja também a nossa seção especial sobre questões técnicas relativas a tipos de captadores, imãs, fios, carretéis, processos de fabricação e métodos de parafinamento (vacuum wax potting). Acesse no menu: Assessoria Técnica.