top of page

COVERS

Como existem muitas dúvidas a respeito de covers de humbuckers, decidi fazer uma matéria explicando as diferenças entre eles.

Tipos

O projeto original do humbucker, desenvolvido por Seth Lover, possuía um cover de metal, ele desenvolveu o captador desta forma para reduzir interferências elétricas e proteger as bobinas.

Existem vários tipos de covers, com variações no material, cor e quantidade de polos aparentes.

Os de metal, mais comuns, costumam ser de latão, alpaca (nickel silver ou também conhecido como prata alemã) ou até alumínio, banhados de níquel, dourado, cromo, preto ou outras cores. Existem também covers sem cor alguma (bare).

O de latão é o mais barato e, portanto, o mais utilizado. Porém originalmente os covers de humbuckers costumavam ser de alpaca.

Os covers de metal influenciam no timbre, deixando-o menos brilhante (a influencia irá depender do material do cover) e com menos presença e saída, isso ocorre pois a capa induz capacitância. Mas usando um cover de alpaca por exemplo, a diferença não é muito grande.

Os covers plásticos, geralmente em ABS, por sua vez, ocasionam, além de uma perda maior de ganho e presença, uma diminuição também maior no brilho do pickup.

O tamanho dos covers é padrão para a maioria dos fabricantes de captadores, porém existem diferenças na distancia entre os polos dos pickups.

As medidas mais comuns são 52mm, 50mm, 49.2mm e 49mm, medido sempre entre os centros do primeiro e do sexto polo. Assim, mesmo que o cover não varie no tamanho, uma pequena diferença no espaçamento, pode impedir a troca.

Fixação:

Os covers de metal são soldados na base de metal do humbucker, geralmente com 2 pontos de solda. Após este processo, nossos captadores recebem um segundo banho de parafina.

Os covers de plástico são colados na base ou às bobinas.

Já os covers plásticos do tipo EMG não são fáceis de se colocar em um captador normal, pois este tipo de cover já possui suas próprias “pernas” de parafusos, que normalmente estão na base de metal do captador. Além disso, estes covers muitas vezes possuem uma espessura lateral maior do que os de metal, o que impossibilita o encaixe das bobinas, dependendo do captador. Por fim, todo o conjunto recebe massa EPOXI para selar e proteger, uma vez que neste cover, a base de metal não é utilizada.

Por isso, em nossa empresa, o captador é modificado, feito especialmente para receber o cover tipo EMG.

Por tudo isso, é muito importante levar em consideração todas estas questões antes de se decidir pela troca de um cover.

Até a próxima!

Érico Malagoli

capas.jpg
Posts em Destaque
Search By Tags
Archive
Recent Posts
bottom of page